Escalas
Conheça as digitações das principais escalas que te permitirão tocar sobre qualquer situação harmônica, organizadas de forma intuitiva, fazendo com que você potencialize sua performance no instrumento.
718 ALUNOS INSCRITOS
Este curso é organizado para que você assimile as escalas de forma paulatina e, mais importante, podendo aplicá-las com o uso dos backing tracks e também em paralelo com o curso de improvisação.
Currículo do Curso
Apostila | |||
Apostila Completa | Escalas | 00:00:00 | ||
Módulo 1 - Digitações da escala maior | |||
Escala Maior | Introdução | 00:04:54 | ||
Escala Maior – Digitação #1 | 00:09:00 | ||
Backing Track em C Maior | 00:05:07 | ||
Backing Track em F Maior | 00:05:37 | ||
Escala Maior – Digitação #2 | 00:05:00 | ||
Backing Track em Bb Maior | 00:05:12 | ||
Backing Track em Eb Maior | 00:05:35 | ||
Escala Maior – Digitação #3 | 00:05:00 | ||
Backing Track em Ab Maior | 00:05:10 | ||
Backing Track em Db Maior | 00:05:08 | ||
Escala Maior – Digitação #4 | 00:05:00 | ||
Backing Track em Gb Maior | 00:05:40 | ||
Backing Track em B Maior | 00:05:02 | ||
Backing Track em G Maior | 00:05:42 | ||
Escala Maior – Digitação #5 | 00:06:00 | ||
Backing Track em E Maior | 00:05:37 | ||
Backing Track em A Maior | 00:05:13 | ||
Backing Track em D Maior | 00:05:06 | ||
As 5 digitações da Escala Maior | 00:08:00 | ||
Backing Track em tom maior – Bb Gb D | 00:05:43 | ||
Backing Track em tom maior – C Ab E | 00:05:42 | ||
Backing Track em tom maior – Db A F | 00:05:42 | ||
Backing track no tom maior – B G Eb | 00:05:44 | ||
Módulo 2 - Desenhos de Escalas | |||
Desenhos de Escalas | Introdução | 00:10:19 | ||
Desenhos de Escala em Terças | 00:05:00 | ||
Desenhos de Escalas em Quartas | 00:04:00 | ||
Módulo 3 - Backing Tracks (Escala Maior) | |||
Backing Track em todos os tons maiores #1 | 00:09:05 | ||
Backing Track em todos os tons maiores #2 | 00:04:22 | ||
Backing Track em C Maior | 00:05:07 | ||
Backing Track em F Maior | 00:05:37 | ||
Backing Track em Bb Maior | 00:05:12 | ||
Backing Track em Eb Maior | 00:05:35 | ||
Backing Track em Ab Maior | 00:05:10 | ||
Backing Track em Db Maior | 00:05:08 | ||
Backing Track em Gb Maior | 00:05:40 | ||
Backing Track em B Maior | 00:05:02 | ||
Backing Track em E Maior | 00:05:37 | ||
Backing Track em A Maior | 00:05:13 | ||
Backing Track em D Maior | 00:05:06 | ||
Backing Track em G Maior | 00:05:42 | ||
Backing Track em tom maior – Bb Gb D | 00:05:43 | ||
Backing Track em tom maior – C Ab E | 00:05:42 | ||
Backing Track em tom maior – Db A F | 00:05:42 | ||
Backing track no tom maior – B G Eb | 00:05:44 | ||
Módulo 4 - Digitações das Escalas Menores | |||
Escala Menor | Introdução | 00:10:19 | ||
Escalas Menores – Digitação #1 | 00:12:00 | ||
Cm (escala menor natural) | 00:05:39 | ||
Fm (escala menor natural / harmônica) | 00:04:35 | ||
Dm (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:05 | ||
Escalas Menores – Digitação #2 | 00:10:00 | ||
Am (escala menor natural) | 00:05:07 | ||
C#m (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:02 | ||
Escalas Menores – Digitação #3 | 00:09:52 | ||
Bbm (escala menor natural) | 00:05:06 | ||
F#m (escala menor natural / harmônica) | 00:04:35 | ||
Escalas Menores – Digitação #4 | 00:09:00 | ||
Abm (escala menor natural) | 00:05:06 | ||
Gm (escala menor natural / harmônica) | 00:04:36 | ||
Ebm (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:03 | ||
Escalas Menores – Digitação #5 | 00:12:00 | ||
Em (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:03 | ||
Em Fm F#m Gm (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:38 | ||
Módulo 5 - Backing Tracks (Escalas Menores) | |||
Cm (escala menor natural) | 00:05:39 | ||
Am (escala menor natural) | 00:05:07 | ||
Abm (escala menor natural) | 00:05:06 | ||
Bbm (escala menor natural) | 00:05:06 | ||
Bm (escala menor natural) | 00:05:35 | ||
Cm C#m Dm Ebm Em (escala menor natural) | 00:05:39 | ||
G#m Am Bbm Bm Cm (escala menor natural) | 00:05:38 | ||
F#m (escala menor natural / harmônica) | 00:04:35 | ||
Todos os tons menores (escala menor natural) | 00:05:04 | ||
Fm (escala menor natural / harmônica) | 00:04:35 | ||
Gm (escala menor natural / harmônica) | 00:04:36 | ||
C#m (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:02 | ||
Dm (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:05 | ||
Ebm (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:03 | ||
Em (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:03 | ||
Em Fm F#m Gm (escala menor natural / harmônica / melódica) | 00:05:38 | ||
Módulo 6 - Escalas para II V secundário, SubV e V alterado | |||
Escalas para II V secundario, SubV e V alterado | Introdução | 00:09:24 | ||
5 digitações da Escala Dórica | 00:04:39 | ||
5 digitações da Escala Mixolídia | 00:04:35 | ||
5 digitações da Escala Lócria 9M | 00:04:53 | ||
5 digitações da Escala Mixolídia b9, b13 | 00:04:33 | ||
5 digitações da Escala Alterada | 00:04:55 | ||
5 digitações da Escala Lídia b7 | 00:04:26 | ||
5 digitações da Escala Lídia | 00:04:27 | ||
Módulo 7 - Escalas Pentatônicas e Blues | |||
5 digitações da Escala Pentatônica Maior | 00:08:35 | ||
5 digitações da Escala Blues Maior | 00:09:28 | ||
Backing Track | Pentatônica Maior e Escala Blues Maior | 00:08:27 | ||
5 digitações da Escala Pentatônica Menor | 00:08:22 | ||
5 digitações da Escala Blues Menor | 00:09:18 | ||
Backing Track | Pentatônica Menor e Escala Blues Menor | 00:08:27 | ||
Módulo 8 - Backing Tracks Pentatônicas e Blues | |||
Backing Track | Pentatônica Maior e Escala Blues Maior | 00:08:27 | ||
Backing Track | Pentatônica Menor e Escala Blues Menor | 00:08:27 | ||
Módulo 9 - Escalas Simétricas | |||
Escalas Simétricas | Introdução | 00:01:31 | ||
Escala Diminuta | 00:13:57 | ||
Escala Diminuta e suas aplicações | 00:11:48 | ||
Escala Diminuta – Exercício | 00:04:23 | ||
Escala Tons Inteiros | 00:04:24 | ||
Escala Cromática | 00:05:07 | ||
Aproximações Cromáticas | 00:06:34 | ||
Módulo 10 - Digitações dos Modos Gregos | |||
Modos Gregos | Introdução | 00:15:47 | ||
As 5 digitações do Modo Jônio | 00:08:45 | ||
As 5 digitações do Modo Dórico | 00:11:45 | ||
As 5 digitações do Modo Frígio | 00:10:48 | ||
As 5 digitações do Modo Lídio | 00:08:56 | ||
As 5 digitações do Modo Mixolídio | 00:09:41 | ||
As 5 digitações do Modo Eólio | 00:07:15 | ||
As 5 digitações do Modo Lócrio | 00:09:41 | ||
Módulo 11 - Drones Modos Gregos | |||
Drone Modos Gregos C | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos C# / Db | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos D | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos D# / Eb | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos E | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos F | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos F# / Gb | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos G | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos G# / Ab | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos A | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos A# / Bb | 00:22:30 | ||
Drone Modos Gregos B | 00:22:30 | ||
Módulo 12 - Digitações dos Modos da Menor Melódica | |||
Menor Melódica | Introdução | 00:08:17 | ||
As 5 digitações do Modo Menor Melódica | 00:08:48 | ||
As 5 digitações do Modo Frígio 6M | 00:07:47 | ||
As 5 digitações do Modo Lídio #5 | 00:07:21 | ||
As 5 digitações do Modo Lídio b7 | 00:07:18 | ||
As 5 digitações do Modo Mixolídio b13 | 00:07:49 | ||
As 5 digitações do Modo Lócrio 9M | 00:06:24 | ||
As 5 digitações do Modo Alterado | 00:07:45 | ||
Módulo 13 - Drones Modos da Menor Melódica | |||
Drone Menor Melódica A | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica A# / Bb | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica B | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica C | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica C# / Db | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica D | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica D# / Eb | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica E | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica F | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica F# / Gb | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica G | 00:22:29 | ||
Drone Menor Melódica G# / Ab | 00:22:29 | ||
Módulo 14 - Digitações dos Modos da Menor Harmônica | |||
Menor Harmônica | Introdução | 00:02:26 | ||
As 5 digitações do Modo Menor Harmônica | 00:03:59 | ||
As 5 digitações do Modo Lócrio 6M | 00:05:51 | ||
As 5 digitações do Modo Jônio #5 | 00:06:19 | ||
As 5 digitações do Modo Dórico #4 | 00:06:48 | ||
As 5 digitações do Modo Frígio 3M | 00:05:05 | ||
As 5 digitações do Modo Lídio #9 | 00:09:09 | ||
As 5 digitações do Modo Diminuto do VII | 00:12:22 | ||
Módulo 15 - Drones Modos da Menor Harmônica | |||
Drone Menor Harmônica A | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica A# / Bb | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica B | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica C | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica C# / Db | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica D | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica D# / Eb | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica E | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica F | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica F# / Gb | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica G | 00:22:29 | ||
Drone Menor Harmônica G# / Ab | 00:22:29 | ||
Encerramento | |||
Encerramento | 00:00:00 |
COMPLETO E INDISPENSÁVEL
Em minha trajetória jamais encontrei um curso de escalas tão completo.
Já havia iniciado meus estudos em escalas há anos, mas sempre acabava deixando alguma lacuna a preencher. Os backing tracks em todos os tons fazem toda diferença! Com eles, é certo que o aluno praticará todos os desenhos em todos os tons.
Aguardo agora as demais escalas para continuar meus estudos.
Bacana! Obrigado. Fico feliz em saber que estou colaborando na sua formação musical.
Que bim, fico feliz
Excelente
Curso completo e direto ao ponto, muito esclarecedor. Parabéns Mestre Nelson!
Obrigado
Fundamental e transformador
Mantenho contato com os instrumentos (violão e guitarra) desde 1995 (manter contato é ação bastante diferente de efetivamente tocar, hahaha), tendo passado por diversos métodos, cursos e professores. Como minha inclinação sempre foi mais jazzistica, sentia falta dessa abordagem em escolas e mestres, que me orientavam sobre conteúdos que acabavam não sendo funcionais para o meu propósito.
Com o curso, ‘rebootei’ minha cabeça, parti do zero, seguindo as sugestões do Nelson – tocar sacando a posição de cada grau, som e sensações que transmitiam- tendo como aliada digitações que nunca havia sacado, já que tendemos a encaixar tudo de forma mais objetiva – ” Este dedo vai imediatamente abaixo de onde ele ‘cai’ ” – mas que, percebo hoje, não era, para mim, a solução mais anatomicamente efetiva. Serviu como explicação e aprendizado de como músicos que vi tocarem passeavam tão fluentemente e sem esforços sobre a escala: era isso.
Em companhia com demais seções do ‘Fica a Dica Premium’, a experiência musical é holística e transformadora.
Simplesmente sensacional!
Tenho formação superior e dou aulas a mais de 10 anos, sou grato pelo conhecimento semeado neste e nos outros cursos do Fica à Dica premium. Tenho usado e muito o material aqui aprendido com meus alunos e crescido como músico e professor. Sua forma de dar as aulas está me influenciando muito. Gratidão!!!
Que bom, fico feliz com isso!
Está ajudando muito
Muito bom professor estou aproveitando muito esse curso… abraço
Excelente!
Um verdadeiro presente ter acesso a esse conhecimento! Mãos à obra e muito obrigado!
Bons estudos!
Nelson Mestrão
??????
Modos Menores
Foi uma atividade interesante trabalhar sobre as bases com acordes dos campos das menores naturais, harmônicas e melódicas sendo que a mudança de uma para outra é absolutamente necesária. Trabalhar no contexto harmônico com acordes advindos dos tres modos menores foi fundamental.
Escalas
Muito bom!
Casos especiais das escalas
O curso é muito bom mas tanto na parte das escalas quanto no curso de arpejos falta abordar casos especias de digitação: E corda solta, A corda solta e D corda solta.
E corda solta da pra vc fazer um arpejo único de 3 oitavas pelo braço inteiro.
A digitação usando corda solta tanto pra escala quanto pra arpejo são diferentes e deveria ser abordado já que tocamos com corda solta.
Oi André, para arpejos e escalas prefiro não usar cordas soltas para facilitar a execução em todas as tonalidades. Mas basta você pensar que a casa que está com as notas mais a direita é o capotrasto…
Ótimo curso
Achei muito bom esse curso, eu tinha muitos espaços vazios no braço da guitarra qndo ia fazer as escalas, principalmente as menores… Precisava resolver essas lacunas pra evoluir como guitarrista, me ajudou bastante… Nota 10!
Que bom! Fico feliz com isso. Abraço!
Sensacional
Muito bom o curso, indico a todos.
CURSO NOTA 10, PLAYBACKS MUITO BEM EXPLICADOS ,E OS QUE ESTÃO FALTANDO A HARMONIA SERVEM COMO UM PEQUENO DESAFIO , NÃO DÁ TRABALHO QUASE NENHUM TIRAR AS HARMONIAS, A EQUIPE ESTÁ DE PARABÉNS.
Gratidão
Minha vida é uma correria, mas sempre procuro encontrar um momento de me dedicar à música e durante muito tempo estudar e entender escalas, digitações, exercitar tons relativos, etc. me foi algo muito incômodo e sempre procurei alternativas pra enfrentar essa dificuldade, inclusive aprender a ler partituras, leio um pouquinho mas leio, e nesse curso eu consegui juntar tudo isso e colocar em outro patamar meus conhecimentos e estudos. Nelson você além de um instrumentista fantástico é um educador musical sem igual. Parabéns e obrigado.
Melhor curso não existe
Curso mais completo de escalas!
Fantástico
Apesar de já conhecer a maioria das escalas , o curso me abriu um leque de ideias fora do comum pelo simples fato da preocupação com a compreensão dos graus em relação as notas, como ouvi em um workshop seu Nelson , ” a diferença está nos detalhes”, obrigado por compartilhar esse conhecimento, Grande Abraço.
Fantástico
Apesar de já conhecer a maioria das escalas , o curso me abriu um leque de ideias fora do comum pelo simples fato da preocupação com a compreensão dos graus em relação as notas, como ouvi em um workshop seu Nelson , ” a diferença está nos detalhes”, obrigado por compartilhar esse conhecimento, Grande Abraço.
Nota 10!
Conteúdo e didática perfeitos pra quem quer aprender algo que a maioria das vezes parece complicado quando tentamos aprender por nós mesmos. Curso completo… Vi o conteúdo todo e foquei mais no que se aplica ao meu estilo de tocar (rock, blues e metal). Passo importantíssimo para melhorar na improvisação. Curso que vou iniciar agora aqui.
Escalas
Curso maravilhoso. Obrigatório para todos os músicos!!!
Sensacional! A didática do Nelson é incrível e todas as aulas e materiais são muito bem feitos. Parabéns a toda a equipe e muito obrigado!
Ótimas aulas
O assunto foi abordado de forma simples e valeu muito fazer este curso.
Grato e satisfeito.
Obrigado Nelson
toco ou pensava todcar desde ha muitos anos. percorria as notas num improviso adivinhando a nota certa, assim como decorava os solos e os acordes sem ter a consciencia funcional. O curso de escalas abriu as portas da consciencia musical e mim. quisera ter tido essa oportunidade aos 15 anos. Um abraço e mais uma vez obrigado FicaadicaNelson
Essencial
Para entender o que acontece nas melodias dos improvisos e temas, esse curso é essencial!
Otimo
Curso bem completo sobre o assunto com explicações claras e ótimos hacking track para praticar. Vale muito a pena!!!
Excelente !
Ótimo curso. Pode mandar mais exercícios ! Parabéns ao Mestre Nelson e equipe!
Excelente!
Excelente curso e exercícios de base!
Excelente !
Comecei a pouco tempo aqui e gostei muito desse curso de escalas , tenho dificuldade de decorar as escalas mais estou me divertindo bastante. Obrigado Nelson por compartilhar tantas informações..
Essencial para qualquer músico
O curso é muito bom pois entrega um assunto fundamental, com excelente didática e disseca o essencial para qualquer guitarrista no que se refere as escalas.
Confesso que já conhecia todas as diatônicas maiores e menores, porém o curso me ajudou muito na parte de escalas simétricas as quais eu sempre adiava os estudos. Nota 10 esse curso.
Essencial para qualquer músico
O curso é muito bom pois entrega um assunto fundamental, com excelente didática e disseca o essencial para qualquer guitarrista no que se refere as escalas.
Confesso que já conhecia todas as diatônicas maiores e menores, porém o curso me ajudou muito na parte de escalas simétricas as quais eu sempre adiava os estudos. Nota 10 esse curso.
Curso de Escalas
Muito bom!
Interessante como uma abordagem inteligente pode alavancar os estudos e auxiliar na internalização do conteúdo.
Sempre tive dificuldade de entender as escalas menores, mas gostei da forma como o Nelson conduziu o estudo.
Primeiro, aprende-se a escala maior e seus 05 shapes. Depois, dentro deles, as 03 menores, com especial atenção aos intervalos gerados para cada uma. Confesso que isso abriu a minha mente!
Não se trata de decorar shapes, mas entender os intervalos e a sensação sonora que eles proporcionam.
Obrigado pelo método, Nelson!
É isso Adalberto! Parabéns!
Excelente!!!
muy buen curso!
Súper útil. Hay que darse el tiempo y entrar sin miedo.
Ampliaría los backin tracks.
muy buen curso!
Súper útil. Hay que darse el tiempo y entrar sin miedo.
Ampliaría los backin tracks.
muy buen curso!
Súper útil. Hay que darse el tiempo y entrar sin miedo.
Ampliaría los backin tracks.
muy buen curso!
Súper útil. Hay que darse el tiempo y entrar sin miedo.
muy buen curso!
muy buen curso!
Tops
Tá queô parow..ksks excelência…de primeira eficácia
Este curso é indispensável!